Raiva Humana: Quando se preocupar e o que fazer para prevenir?
18/03/2024 09:14 em Saúde

DR. AJUDA

 

Neste episódio a infectologista, Mirian de Freitas Dal Ben Corradi, fala sobre raiva

 

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE

SANEAMENTO BÁSICO: Brasil mantém cerca de 3 mil lixões abertos

Noite sem ronco pode evitar risco de AVC

Dengue: Brasil registra mais de 1,6 milhão de casos prováveis

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave sobem no Brasil, em todas as faixas etárias

Mais de 136 mil brasileiros podem ser afetados pelo câncer de intestino até 2025

 

VER MAIS SOBRE SAÚDE

 

Data de publicação: 16 de Março de 2024, 17:00h, Atualizado em: 16 de Março de 2024, 18:17h - Por Brasil 61.com - Matéria retirada do portal Brasil 61.com (https://brasil61.com/n/raiva-humana-quando-se-preocupar-e-o-que-fazer-para-prevenir-blog240541)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

A raiva é uma doença rara, mas muito grave, que mata entre 8 e 9 pessoas a cada 10 que ficam doentes. Ela é causada por um vírus transmitido pela mordida ou arranhão de animais contaminados. O vírus leva dias a semanas para percorrer a distância do local do ferimento até o cérebro, quando então a pessoa começa a sentir os sintomas.


No Brasil, são raros os casos de raiva humana, os poucos casos que ocorreram nos últimos 10 anos a maioria foram causados devido à mordida de morcegos, e raramente por macacos, cachorros e gatos, já que o Brasil possui um ótimo programa de vacinação contra a raiva para animais domésticos.


Sintomas 


No início os sintomas se assemelham a um resfriado, mas a pessoa doente começa a ficar confusa, ficar agressiva, alucinações, insônia e a dificuldade para ingerir líquidos. O tratamento serve justamente para aliviar esses sintomas pois ainda não há tratamento específico para a raiva, por isso, a prevenção é fundamental.


Prevenção 


A raiva humana é transmitida através da saliva dos animais infectados, principalmente por meio da mordida, mas também pode ser transmitida por arranhões e lambidas desses animais em locais com simples machucados.


Acariciar, ter contato com fezes ou urina de animais infectados não transmite a raiva e não são consideradas exposições preocupantes para a raiva.


Para os veterinários, a prevenção é feita através de vacinas antes da exposição;
Já para as pessoas que se envolveram em acidentes com animais de risco, como mordidas, arranhões ou lambidas em pele machucada, a prevenção pós-exposição é feita com cuidados adequados nas feridas e administração da vacina e soro antirrábico.


O que fazer após mordida ou exposição?


Em primeiro lugar o ferimento deve ser sempre super limpo com água e sabão e deve imediatamente procurar o atendimento médico. Se você for mordido por um gato ou cachorro, é importante verificar se o animal é vacinado contra a raiva e garantir que vai conseguir observar o comportamento desse animal nos próximos 10 dias, isso porque os cães e gatos começam a eliminar o vírus da raiva de 2 a 5 dias antes de começarem a ter sintomas da doença. A morte do animal acontece geralmente entre 5 a 7 dias após apresentarem os sintomas. 


Se o animal que mordeu a pessoa permanecer vivo e saudável pelos 10 dias após o ocorrido não tem a necessidade de realizar a vacinação da vacina antirrábica. Já se o animal não puder ser observado ou apresentar alterações no comportamento ou adoecer nesse período, o médico provavelmente irá iniciar o tratamento, que consiste na vacina para raiva e às vezes o soro antirrábico. No caso de mordida de animais silvestres (macacos, raposas, morcegos, etc.), a vacina e o soro são sempre indicados. 


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube

 



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!